A compostagem do resíduo orgânico é um processo natural de decomposição que transformar as sobras de material orgânico em adubo de primeira qualidade. Esse adubo é utilizado em plantações e na jardinagem.

A destinação adequada do resíduo orgânico já é realizada por várias empresas. A principal destinação dada é transformando os restos de alimentos em um material cobiçado pela agricultura, como o composto e o biofertilizante que são sub-produtos do processo. Em outras palavras, a compostagem fez do resíduo orgânico um negócio lucrativo para as empresas, e mais positivo ainda para o meio ambiente. Então veja algumas dicas de como lucrar utilizando-a.

Entenda o que é compostagem

Existem várias possibilidades de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, e a forma mais comum é através da compostagem. Muitas organizações perceberam que destinar seus resíduos orgânicos para ser tratado ao invés de destina-los aos aterros sanitários é uma alternativa de realizar o gerenciamento dos seus resíduos. Entretanto, as empresas que realizam o tratamento, empregando a compostagem, devem entender o funcionamento para lucrar.

Compostagem é descrito como um processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos. Os microorganismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra.

A decomposição do resíduo envolve processos físicos e químicos. Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis.  Esses animais por sua vez, transformam os resíduos em pequenas partículas. Finalmente, o processo químico é realizado por bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.

Como lucrar com a compostagem?

Baixe agora nosso E-book 01 | Gerenciamento de Resíduos – O que é e pra serve a compostagem e descubra como beneficiar a sua empresa ou empreendimento através da compostagem.